skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

LUX FILM DAYS ONLINE: Ciclo de Cinema do Parlamento Europeu gratuito arranca amanhã até 24 de dezembro

O Parlamento Europeu em Portugal, juntamente com a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, apresentam "LUX Film Days Online", uma mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio LUX de Cinema, disponíveis gratuitamente de 18 a 24 de Dezembro em www.filmin.pt.

O Parlamento Europeu criou o Prémio LUX de Cinema para melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate à escala europeia sobre as principais questões sociais da atualidade.

A programação do ciclo de cinema conta com um filme que compete pelo Lux – Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021: Corpus Christi, A Redençãode Jan Komasa, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional (em representação da Polónia), uma poderosa reflexão sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade.

A seleção de filmes inclui ainda vários anteriores vencedores, finalistas e candidatos do Prémio LUX de Cinema do PEnomeadamente os vencedores A Mulher em Guerrade Benedikt Erlingsson (Prémio LUX 2018), Sami Bloodde Amanda Kernell (Prémio LUX 2017) e Welcomede Philippe Lioret (Prémio LUX 2009), e os candidatos A Minha Vida de Courgettede Claude Barras (finalista do Prémio LUX 2016), e Inimigo da turmade Roc Bicek (finalista do Prémio LUX 2014).

A visualização destes conteúdos é oferecida pelo Parlamento Europeu, tornando este ciclo totalmente gratuito para todos - subscritores e não subscritores da plataforma Filmin.

LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema 

Este ano, o prémio cinematográfico do Parlamento Europeu foi otimizado para proporcionar um número ainda maior de filmes europeus ao público europeu. A partir de agora, o público estará diretamente envolvido na escolha do vencedor e o renovado Prémio LUX associa-se à European Film Academy para alcançar um público mais vasto.

Para assinalar esta mudança, o prémio ganhou um novo nome: "LUX - Prémio Europeu do Público para o Cinema". Mais filmes (cinco) serão legendados nas 24 línguas oficiais da UE. Este ano, excecionalmente, apenas três filmes estarão na corrida para o prémio de 2021, devido ao impacto da COVID-19 na indústria cinematográfica.

Os três nomeados deste ano são: "Another Round" de Thomas Vinterberg, "Collective" de Alexander Nanau e "Corpus Christi – A Redenção" de Jan Komasa.


Como votar:

O público pode votar aqui para escolher o vencedor entre os três filmes nomeados para a primeira edição do LUX Prémio do Público (sistema de pontuação: uma estrela – mau, cinco estrelas – excelente). A votação começou a 13 de dezembro 2020, mas é possível alterar o voto até 11 de abril 2021, dia em que as votações encerram. Apenas é contabilizado o voto mais recente. Alguns participantes vão ser premiados, de forma aleatória, com a oportunidade de assistir à Cerimónia Lux Prémio do Público, a 28 de abril 2021, no Parlamento Europeu em Estrasburgo e à próxima Cerimónia dos Prémios de Cinema Europeu em dezembro 2021.

Programação LUX Film Days Online 18 a 24 de dezembro:


- Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa, nomeado LUX - Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021;

A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson, vencedor Prémio LUX 2018;

Sami Blood, de Amanda Kernell Kernell, vencedor Prémio LUX 2017;

Welcome, de Philippe Lioret, vencedor Prémio LUX 2009;

A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras, finalista Prémio LUX 2016;

- Inimigo da Turma, de Roc Bicek, finalista Prémio LUX 2014;

- Girl, de Lukas Dhont, concorrente Prémio LUX 2018.

Para mais informações:

LUX Audience Award

Comunicado de Imprensa sobre os três nomeados LUX - Prémio Europeu do Público para o Cinema 2021

Centro Multimédia - Encobrimentos e saltos de fé no LUX Prémio Europeu do Público para o Cinema de 2021

Prémio LUX: público e eurodeputados vão selecionar o filme vencedor

 

Ver Trailer