skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Webinar para jornalistas: Da Presidência Alemã à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Briefing aos jornalistas com Vice-Presidentes / eurodeputados do Parlamento Europeu
e sessão prática para jornalistas - sexta-feira, 18 de dezembro, 9h30-12h00

Sessão 1: What should Portugal deliver? What has Germany achieved?

 

Os Gabinetes do Parlamento Europeu (PE) em Portugal e na Alemanha organizam um briefing online para jornalistas, esta sexta-feira, 18 de dezembro, das 9h30 às 11h00 (hora de Lisboa, mais uma hora em Bruxelas e em Berlim), sobre a futura Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

A sessão decorre em inglês, sem interpretação, e junta o Vice-Presidente português do Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira, o eurodeputado Paulo Rangel e duas Vice-Presidentes alemãs do Parlamento Europeu, Katarina Barley e Nicola Beer.

 

A sessão, moderada pelo jornalista Paul Ames a partir de Lisboa, pode ser vista no estúdio virtual ou nas redes sociais do Parlamento Europeu em Portugal. Os jornalistas podem colocar questões através da plataforma Webex. 
Os interessados devem inscrever-se através de email para vera.ramalhete@ep.europa.eu ou raquel.patricio@ep.europa.eu para obterem os dados de acesso.  

Contexto:

 

A pandemia da COVID-19, as relações pós-Brexit, o orçamento da UE e o Estado de direito: a Presidência alemã do Conselho da UE lidou com desafios difíceis. Num briefing online para jornalistas esta sexta-feira, 18 de dezembro de 2020, com início às 09h30 (hora em Lisboa, mais uma hora em Bruxelas e em Berlim), Katarina Barley (SPD, S&D) e Nicola Beer (FDP, RENEW),  Vice-Presidentes alemãs do PE, avaliam o trabalho realizado pela Presidência alemã que termina no final deste ano.

 

No dia 1 de janeiro de 2021, Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia por seis meses. O Vice-Presidente português do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira (PS/S&D) e o eurodeputado Paulo Rangel (PSD/PPE), discutem as expectativas do Parlamento Europeu para a Presidência Portuguesa do Conselho da UE.

 

Programa:

* Introdução

* Big tasks, big achievements?

Análise da Presidência alemã com Katarina Barley e Nicola Beer

*Questões dos participantes

* What will Portugal have to deliver?

A perspetiva de Pedro Silva Pereira e Paulo Rangel

* Questões dos participantes

Duração: 1 hora


Oradores:

Katarina Barley (SPD, S&D): Vice-Presidente do Parlamento Europeu para a Comunicação, membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos. Co-negociadora do Registo de Transparência da UE. No grupo político dos Socialistas e Democratas (S&D) é responsável pelo Mecanismo da UE para o Estado de direito. Foi Secretária-geral do Partido Social-Democrata da Alemanha SPD, Ministra da Família, Idosos, Mulheres e Juventude e Ministra da Justiça e Defesa do Consumidor. Esta é a sua primeira legislatura no PE.

Nicola Beer (FDP, RENEW): Vice-Presidente do Parlamento Europeu para o Multilinguismo, responsável pelas Conciliações e pela Casa da História Europeia. Membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia e da Delegação para as Relações com Israel. Vice-Presidente do Partido Democrático Liberal FDP. Foi membro do Bundestag alemão (2017-2019) e Secretária-geral do seu partido (2013-2019). Esta é a sua primeira legislatura no PE.

Pedro Silva Pereira (PS, S&D): Vice-Presidente do Parlamento Europeu com responsabilidade na área dos Orçamentos, sendo também responsável por substituir o Presidente nas questões relativas ao Banco Mundial e ao FMI e nas questões relativas à Política de Vizinhança. Membro da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, da Comissão dos Assuntos Constitucionais, da Delegação para as Relações com o Japão e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional.

Paulo Rangel (PSD, EPP): Membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, da Comissão dos Assuntos Constitucionais, da Delegação à Comissão Parlamentar de Estabilização e Associação UE-Montenegro e membro suplente da Comissão dos Assuntos Externos. Vice-Presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE).

Sessão 2: Sessão prática para jornalistas: Como cobrir a Presidência do Conselho da UE?

 

Logo após o briefing aos jornalistas, o Parlamento Europeu (PE) em Portugal organiza uma sessão prática para jornalistas portugueses sobre como cobrir a Presidência do Conselho da União Europeia e os recursos do Parlamento Europeu para jornalistas, apresentada por Ana Rita Moura, do Serviço aos Media do Parlamento Europeu. A sessão, em português, é dedicada aos jornalistas portugueses e pode ser vista no estúdio virtual ou nas redes sociais do Parlamento Europeu em Portugal. Os jornalistas podem colocar questões através da plataforma Webex.

Os interessados devem inscrever-se através de email para vera.ramalhete@ep.europa.eu ou raquel.patricio@ep.europa.eu para obterem dos dados de acesso.