skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Cinema Europeu: Semana do Público LUX - 10 a 16 de maio

O Parlamento Europeu e a European Film Academy (EFA), juntamente com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas, organizam um novo prémio de cinema que fomente a cultura na União Europeia: o LUX Prémio do Público.

O Parlamento Europeu e a European Film Academy (EFA), juntamente com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas, organizam um novo prémio de cinema que fomente a cultura na União Europeia: o LUX Prémio do Público. Em concurso estão filmes que permitam o debate público europeu. Este ano os três finalistas são Mais uma Rodada de Thomas Vinterberg, vencedor do Óscar de Melhor Filme Internacional em 2021Colectiv - Um Caso de Corrupção de Alexander Nanaue e Corpus Christi – a Redenção de Jan Komasa, - os dois últimos nomeados para os Óscares em 2021 e 2020, respetivamente.

De 10 a 16 de maio decorre a Semana do Público LUX em toda a União Europeia. Em Portugal, a programação é a seguinte:

A entrada é gratuita, sendo necessário efetuar reserva para as sessões de Cascais e Ovar, diretamente junto dos cinemas. Na sessão no Cinema Trindade no Porto, a entrada é feita por ordem de chegada.

No programa da Semana do Público LUX está previsto um debate em direto na página de Facebook do LUX Prémio do Público na sexta-feira, 14 de maio às 16h00 (hora de Lisboa). O debate conta com a participação dos realizadores dos filmes Mais uma Rodada e Collectiv - Um Caso de Corrupção, e com o ator principal de Corpus Christi – a Redenção.