skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Webinar sobre "Ambiente e Alterações Climáticas"

Quais são os objetivos do novo programa de ação ambiental da UE até 2030 e o que é que deve ser feito para os cumprir? Haverá uma mudança substancial?

Os eurodeputados Sara Cerdas (PS, S&D), Marisa Matias (BE, GUE/NGL) e Nuno Melo (CDS-PP, PPE) juntam-se no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal, esta 6a feira, pelas 10h30 (hora em Lisboa) para debater os temas do ambiente e das alterações climáticas. O debate é moderado pela jornalista Carla Tomás, do semanário Expresso.

A sessão pode ser vista no site do estúdio virtual, em https://pe-portugal.cdntv.eu, ou no Facebook do Parlamento Europeu em Portugal. Os jornalistas interessados em colocar questões têm uma zona dedicada no estúdio virtual. O pedido de password para acesso a esta sala de imprensa deve ser feito por email para raquel.patricio@ep.europa.eu ou vera.ramalhete@ep.europa.eu. Depois da sessão, as imagens / som da sessão ficam disponível para os jornalistas interessados.

Mais informação:

Numa altura em que a Europa e o resto do mundo enfrentam o impacto socioeconómico das alterações climáticas, a degradação dos ecossistemas e o consumo excessivo de recursos naturais, o Parlamento Europeu defende que a UE deve evoluir no sentido de uma economia de bem-estar sustentável, alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A economia do bem-estar é aquela em que o interesse público determina a economia - e não o contrário.

Em Julho deste ano, os eurodeputados adotaram a sua posição para as negociações com os Estados-Membros sobre o “Oitavo Programa Geral de Ação da União para o Ambiente (PAA) até 2030”, que orientará a política ambiental europeia até 2030 e deverá acelerar a transição da UE para uma economia verde.

Para que a UE se torne uma economia neutra para o clima, eficiente em termos de recursos, limpa e circular, o Parlamento defende que este Programa de Ação Ambiental (PAA) da UE seja alinhado com o Acordo Verde Europeu sobre o clima, a biodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O PAA deve ser um instrumento estratégico ambicioso de alto nível para orientar a política ambiental da UE até 2030 e realçar a necessidade de monitorizar e avaliar o progresso da UE e dos Estados-Membros no sentido de alcançar os objetivos prioritários.

Links sobre este tópico:

Combate às alterações climáticas

Política ambiental da UE até 2030: uma mudança substancial

As respostas da UE às alterações climáticas

Pacto Ecológico: essencial para uma UE sustentável e climaticamente neutra

Redução das emissões de carbono: metas e iniciativas da União Europeia

Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar

Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia