skip to content
Imprensa
Imprensa
 

Viseu recebe digressão do Parlamento Europeu

Iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’ estará na Praça da República, ou 'Rossio', de 30 de abril a 2 de maio.

  • Conversas e debates incentivam ao contacto direto entre cidadãos e eurodeputados.
  • Projeto-piloto na Europa permite que os cidadãos conheçam o trabalho do Parlamento Europeu, participem em debates e façam ouvir a sua voz.

O Parlamento Europeu chega a Viseu no próximo dia 30 de abril para três dias de atividades e conversas abertas sobre a Europa, numa iniciativa que tem como principal objetivo aproximar a instituição dos cidadãos.

João Paulo Fonseca, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’, pelas 11 horas de sábado, na Praça da República, onde uma estrutura móvel acolherá, até segunda-feira, todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho da instituição europeia.

Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos. 

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que divulga projetos apoiados pela União Europeia nesta região.

A estrutura vai ainda receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de fotografia e vídeo, entre 30 de abril e 2 de maio. O programa de atividades pode ser encontrado em anexo. 

A iniciativa arrancou no passado fim-de-semana, em Vila Real. Após a passagem por Viseu e até junho, mais cinco cidades portuguesas vão receber o ‘Parlamento Europeu à sua porta’: 

  • Viseu, 30 de abril a 2 de maio;
  • Coimbra, 9 a 11 de maio;
  • Évora, 27 a 29 de maio;
  • Braga, 3 a 5 de junho;
  • Porto, 9 a 11 de junho;
  • Portimão, entre 17 e 19 de junho.

Mais informação sobre a iniciativa pode ser encontrada no site do Parlamento Europeu.
#EuropaÀSuaPorta
#Europeonyourdoorstep