skip to content
Imprensa
Imprensa
 

Braga recebe digressão do Parlamento Europeu

Iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’ estará no Largo de São João do Souto, de 3 a 5 de junho.

  • Eurodeputados Isabel Carvalhais, José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Francisco Guerreiro participam em conversas com os cidadãos.

    • Projeto-piloto na Europa permite que os cidadãos conheçam o trabalho do Parlamento Europeu, interajam com os eurodeputados e façam ouvir a sua voz.

 

O Parlamento Europeu vai estar em Braga de sexta-feira a domingo, no âmbito da iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’, uma digressão por sete cidades portuguesas com o objetivo de chegar aos cidadãos e dar a conhecer a atividade da instituição.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa, pelas 10h30 de sexta-feira, dia 3, no Largo de São João do Souto, onde uma estrutura móvel acolherá, até domingo, 5 de junho, todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho desta instituição europeia.

Logo depois, pelas 11h, Ricardo Rio participa numa conversa sobre espírito europeu. Ao longo dos três dias, estão também agendadas conversas abertas com os eurodeputados Isabel Carvalhais, José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Francisco Guerreiro.

No âmbito desta iniciativa, vai ainda ser entregue o Prémio do Cidadão Europeu 2020 e 2021, ao Corpo Nacional de Escutas e à União das Misericórdias Portuguesas, respetivamente, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, proponente destas candidaturas. No domingo, a atividade em Braga termina com um concerto de Club Makumba, no Espaço Vita, às 19h00.

Durante os três dias, para além de conversas com eurodeputados e com representantes de instituições nacionais e locais, o Largo de São João do Souto vai também receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que descobrem projetos apoiados pela União Europeia. Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou em Vila Real e já passou por Viseu, Coimbra e Évora. Depois de Braga, a iniciativa vai ainda passar pelo Porto, de 9 a 11, e por Portimão, entre os dias 17 e 19 de junho.

Mais informação pode ser encontrada no site do Parlamento Europeu.

#EuropaÀSuaPorta

#EuropeOnYourDoorstep