skip to content
Imprensa
Imprensa
 

Presidente do Parlamento Europeu em visita oficial a Portugal

A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, está em visita oficial a Portugal na quinta e sexta-feira, 1 e 2 de setembro, a convite do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Na quinta-feira, a Presidente do Parlamento Europeu reúne-se com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e com atletas da Equipa Portugal no Comité Olímpico de Portugal. Visita ainda a Câmara Municipal de Lisboa, onde é recebida por Carlos Moedas, e a Fundação Champalimaud, com Leonor Beleza.

Na sexta-feira, Metsola reúne-se com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Mais tarde encontra-se com um grupo de jovens no Jardim da Estrela e encerra as Conferências do Estoril com uma intervenção sobre “The World Ahead”.

Programa

1 de Setembro

13:00: almoço a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Local: Cidadela de Cascais

Jornalistas: captação de imagem à chegada permitida de acordo com as regras de acesso em vigor na Presidência da República; mais informação: Madalena Silveira Botelho, e-mail: mbotelho@presidencia.pt

15:00 / 15.45: encontro de Roberta Metsola com atletas da Equipa Portugal, Telma Monteiro, Patrícia Mamona, Tamila Holub, Maria Caetano, Lorene Bazolo e Diana Gomes, e com a direção do Comité Olímpico de Portugal: o Presidente, José Manuel Constantino, o Secretário-Geral, José Manuel Araújo, e o Diretor-Geral, João Paulo Almeida.

Local: Comité Olímpico de Portugal (Tv da Memória 36, 1300-403 Lisboa)

Jornalistas: evento aberto a jornalistas; mais informação: António Varela, telm:  937889912, e-mail: avarela@comiteolimpicoportugal.pt 

16:00: Roberta Metsola visita a Câmara Municipal de Lisboa e reúne-se com o Presidente da Câmara, Carlos Moedas.

Local: Câmara Municipal de Lisboa, Praça do Município

Contacto para jornalistas: Daniel Pessoa e Costa, telm: 919 009 051, e-mail: daniel.p.costa@cm-lisboa.pt

17:00 / 18:00: Roberta Metsola visita a Fundação Champalimaud, onde é recebida pela Presidente da Fundação, Leonor Beleza.

Local: Fundação Champalimaud, Av. Brasília, 1400-038 Lisboa

Contacto para jornalistas: Vitor Cunha, telm: 966 619 794, e-mail: vcunha@jlma.pt

2 de Setembro

09:00 / 9:35: Roberta Metsola em audiência com o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Estão presentes a Vice-Presidente da AR, Deputada Edite Estrela, e o Presidente da Comissão de Assuntos Europeus, Deputado Luís Capoulas Santos.

Jornalistas: captação de imagem permitida de acordo com as regras de acesso em vigor na Assembleia da República; mais informação: david.damiao@ar.parlamento.pt

11:00 / 12:00: Roberta Metsola em conversa com cerca de 40 jovens portugueses, numa sessão moderada por Henrique Burnay.

Local: Coreto no Jardim da Estrela (Jardim Guerra Junqueiro)

Jornalistas: evento aberto a jornalistas; saídas de som para media disponível no local; mais informação:  Raquel PATRÍCIO GOMES, +351 93 332 36 36, raquel.patricio@europarl.europa.eu ; Vera RAMALHETE, +351 917 780 323, vera.ramalhete@europarl.europa.eu.

12:50 / 13:25:  Roberta Metsola encerra as Conferências do Estoril, promovidas pela Nova SBE, com uma intervenção sobre o tema “The World Ahead”.

Local: Nova SBE, Carcavelos

Jornalistas: evento aberto a jornalistas.

Perfil de Roberta Metsola

Nascida em Malta em 18 de janeiro de 1979, Roberta Metsola é eurodeputada desde 2013 e a presidente mais jovem do Parlamento Europeu. Foi eleita primeira vice-presidente do PE em novembro de 2020, tendo ocupado interinamente a presidência após a morte de David Sassoli, em 11 de janeiro. É a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).

Após a sua eleição, disse “quero que as pessoas readquiram um sentido de crença e entusiasmo pelo nosso projeto. [...] Caros Europeus, nos próximos anos, as pessoas em toda a Europa procurarão na nossa instituição liderança e direção, enquanto outros continuarão a testar os limites dos nossos valores democráticos e princípios europeus. Temos de lutar contra a narrativa anti-UE que se instala tão facilmente e tão rapidamente. A desinformação e a informação errónea, amplificadas ainda mais durante a pandemia, alimentam um cinismo fácil e soluções baratas de nacionalismo, autoritarismo, protecionismo, isolacionismo", acrescentou. "A Europa é precisamente o oposto”, disse a presidente Roberta Metsola. “Trata-se de todos nos defendermos uns aos outros, aproximando os nossos povos. Trata-se de defendermos os princípios das nossas mães e dos nossos pais fundadores, que nos conduziram das cinzas da guerra e do holocausto à paz, à esperança e à prosperidade. Há 22 anos, Nicole Fontaine foi eleita, 20 anos depois de Simone Veil. Não passarão mais duas décadas até a próxima mulher estar aqui", disse. O discurso da tomada de posse de Roberta Metsola está disponível aqui.

Mais informação

Página da Presidente Roberta Metsola: https://the-president.europarl.europa.eu/en

Twitter: https://twitter.com/EP_President

Recursos audiovisuais da Presidente Roberta Metsola: https://multimedia.europarl.europa.eu/en/package/roberta-metsola-president-of-european-parliament_21203

Vídeo sobre Roberta Metsola: https://multimedia.europarl.europa.eu/pt/video/roberta-metsola-third-woman-to-lead-european-parliament_N01_AFPS_220119_EPEL