skip to content
 
 
 

Fotografias 30 anos adesão

10 fotografias mais relevantes da chegada dos primeiros eurodeputados portugueses a Estrasburgo, em 1986.

Chegada Aeroporto
Chegada Aeroporto

Eurodeputados portugueses e espanhóis chegam pela primeira vez a Estrasburgo, onde são recebidos pelo então Presidente do Parlamento Europeu, Pierre Pflimlin. Na foto, com o Presidente da Assembleia da República portuguesa, Fernando Amaral, e o eurodeputado espanhol Carlos Westendorp. Atrás, à direita, de barba e de óculos, o deputado português Fernando Condesso.
Foto: Parlamento Europeu

Saída Avião
Saída Avião

Primeiros eurodeputados portugueses e espanhóis chegam ao aeroporto de Estrasburgo a 2 de janeiro de 1986, onde são esperados pelo presidente do PE, o francês Pierre Pflimlin. O primeiro da fila é o eurodeputado português António José Fernandes e o da pasta é José Medeiros Ferreira. Entre eles, são dois deputados espanhóis.
Foto: Parlamento Europeu

Chegadas Aeroporto
Chegadas Aeroporto

Primeiros eurodeputados portugueses e espanhóis chegam ao aeroporto de Estrasburgo a 2 de janeiro de 1986
Na foto, atrás dos dois deputados espanhóis (à esquerda, o eurodeputado Enrique Baron-Crespo, que foi Presidente do PE), os eurodeputados Joaquim Miranda (à direita) e José Barros Moura (à esquerda).
Foto: Parlamento Europeu

Saída Avião
Saída Avião

Primeiros eurodeputados portugueses e espanhóis chegam ao aeroporto de Estrasburgo a 2 de janeiro de 1986.
Na foto, o primeiro a descer a escada do avião é o eurodeputado português Luís Paes Beiroco e o segundo Francisco Lucas Pires
Foto: Parlamento Europeu

Chegadas
Chegadas

Deputados portugueses e espanhóis são recebidos com uma banda de música no aeroporto de Estrasburgo. O primeiro da fila é o eurodeputado português José Silva Domingos e o segundo José Brito Apolónia. O quinto é o eurodeputado Manuel Pereira, seguido por Francisco Lucas Pires
Foto: Parlamento Europeu

Cumprimentos
Cumprimentos

O deputado José Medeiros ferreira abraça o então presidente da Assembleia da República, Fernando Amaral, sob o olhar do deputado Fernando Condesso (atrás de barba e óculos). Ao lado, o então Presidente do Parlamento Europeu, Pierre Pflimlin.
Foto: Parlamento Europeu

Sessão Solene
Sessão Solene

Estrasburgo, 3 de janeiro de 1986 - Sessão de boas-vindas aos deputados europeus portugueses e espanhóis, celebrada a 3 de janeiro de 1986 no PE, sob a presidência do francês Pierre Pflimlin.
Foto: Parlamento Europeu

Plenária
Plenária

Primeira sessão plenária, em Estrasburgo, com os eurodeputados de Portugal e Espanha (janeiro de 1986)
Foto: Parlamento Europeu

Bandeiras
Bandeiras

Bandeira portuguesa é colocada no hemiciclo do PE, em Estrasburgo (3 de janeiro de 1986)
Foto: Parlamento Europeu

Portugueses
Portugueses

Grupo de 20 dos 24 eurodeputados portugueses eleitos nas primeiras eleições para o Parlamento Europeu realizadas em Portugal, em 1987. Estes deputados estiveram no PE de 1987 a 1989, ano em que se realizaram as eleições para o Parlamento Europeu juntamente com os restantes países da CEE
Da esquerda para a direita (fila da frente): António Marques Mendes, Jorge Campinos, Fernando Gomes, Francisco Lucas Pires, Carlos Pimenta e Maria de Lurdes Pintasilgo
Da esquerda para direita (fila de trás) - Manuel Machado, José Barros Moura, Carlos Aboim Inglez, Pedro Santana Lopes, José Carvalho Cardoso, Pedro Pinto, Virgílio Pereira, Rui Amaral, António Figueiredo Lopes, Fernando Condesso, Manuel Pereira, Joaquim Miranda, José Gama e Luís Marinho.
Foto: Parlamento Europeu