Comunidade do Prémio Sakharov

A Comunidade do Prémio Sakharov desenvolveu se como uma extensão do Prémio Sakharov, que o Parlamento Europeu atribui a esforços excecionais no domínio dos direitos humanos.

A Comunidade do Prémio Sakharov inclui os laureados com o Prémio Sakharov e os deputados ao Parlamento Europeu. Foi lançada como uma rede pelo Parlamento Europeu em 2008, quando do 20.º aniversário do Prémio Sakharov. A sua criação reconhecia o papel especial dos vencedores do Prémio Sakharov como Embaixadores da Liberdade de Pensamento, tendo os seus membros acordado em reforçar os esforços conjuntos em apoio aos defensores dos direitos humanos em todo o mundo, através de ações comuns pelos vencedores do Prémio Sakharov, conjuntamente e sob a égide do Parlamento Europeu.

A Comunidade do Prémio Sakharov associa, de forma ampla, os deputados ao Parlamento Europeu, os laureados e a sociedade civil, a fim de aumentarem a cooperação em matéria de direitos humanos, em Bruxelas e internacionalmente. Fornece um canal de comunicação, de modo a que os laureados e o Parlamento Europeu lidem com as violações e as questões dos direitos humanos. Os seus membros proferem, regularmente, conferências em toda a UE, a fim de aumentar a sensibilização para as questões dos direitos humanos e fomentar o debate público nas capitais europeias.

A Comunidade reuniu‑se em conferências em 2008, 2011, 2013, 2016 e 2018. As conferências da Comunidade do Prémio Sakharov são um fórum de debate entre os deputados ao Parlamento Europeu, os laureados, os representantes da União Europeia e de outras instituições internacionais, bem como da sociedade civil, servindo de base a uma ação reforçada da rede em matéria de direitos humanos.

Em 4 e 5 de junho de 2018, a Comunidade do Prémio Sakharov reuniu‑se em Bruxelas para celebrar o 30.º aniversário do Prémio Sakharov, fazer um balanço dos resultados obtidos e identificar os desafios futuros. A conferência realizou‑se na presença dos Bolseiros Sakharov. Estes Bolseiros participam num programa que a Comunidade iniciou em 2013 para empoderar os defensores dos direitos humanos em todo o mundo.