Index 
 Texto integral 
Debates
Segunda-feira, 4 de Maio de 2009 - Estrasburgo Edição JO

13. Ordem dos trabalhos
Vídeo das intervenções
PV
MPphoto
 

  Mary Lou McDonald, em nome do Grupo GUE/NGL . – (EN) Senhor Presidente, em nome do meu grupo, solicito que este pacote de relatórios seja retirado da ordem de trabalhos desta sessão. Creio que esta Assembleia deverá mostrar alguma dose de humildade e algum respeito pelo processo democrático. Todos nós sabemos que a Irlanda rejeitou o Tratado de Lisboa e ver que este Parlamento insiste em debater este tema causa-me a maior perplexidade.

Não me parece correcto do ponto de vista democrático que esta Assembleia ponha de lado o veredicto da Irlanda, ou que seja usada, nos próximos meses, para exercer pressão sobre o nosso país no sentido de adoptar um Tratado que não é claramente do nosso interesse ou do interesse dos cidadãos europeus. Lembro os senhores deputados de que a Irlanda, e só a Irlanda, realizou uma votação democrática sobre este Tratado e que, no único lugar em que foi submetido a uma decisão democrática, os cidadãos rejeitaram-no.

Solicito que, desta vez, a escassas semanas das eleições europeias, num momento em que a questão da qualidade da nossa democracia é tão fundamental, estes relatórios sejam retirados da ordem de trabalhos e que dediquemos a nossa atenção a assuntos de natureza económica e ao problema do desemprego – temas que realmente afectam os nossos cidadãos.

 
Última actualização: 8 de Setembro de 2009Advertência jurídica