Artigo
 

Entrevista com Anna Rosbach sobre a "sopa de plástico" que se alastra nos oceanos

Ambiente - 19-03-2010 - 13:38
Partilhar / Guardar
A eurodeputada Anna Rosbach

A eurodeputada Anna Rosbach

Imagine uma massa de plástico e borracha equivalente a 34 vezes a superfície dos Países Baixos, ou seja, com cerca de 1.350.000 Km2, a flutuar no Oceano Pacífico. Num relatório aprovado pelo PE sobre Protecção das Costas e das Águas do Atlântico Nordeste contra a Poluição, a eurodeputada dinamarquesa Anna Rosbach (ELD) chama a atenção para um fenómeno que não tem merecido a devida "atenção política e ambiental por ocorrer longe dos olhos da opinião pública".

Qual a importância das questões abordadas no seu relatório?
"A água é o elemento mais importante que existe: sem água não poderá existir vida na terra. Se poluirmos demais, teremos graves problemas."
 
Em que consiste esta sopa de plástico e borracha?
Uma enorme quantidade de sopa plástica é composta por caracteres e símbolos chineses e japoneses. Infelizmente, muitos desses produtos também vêm da Europa. Temos sopa de plástico no Oceano Atlântico, temos sopa de plástico no Pacífico. As suas dimensões estão a aumentar extremamente depressa e a sua profundidade também... As camadas estão a ficar cada vez mais espessas.
 
Quais as dimensões do problema?
Não podemos afirmar que tem as dimensões de um grande continente, são ilhas que se tornam cada vez mais profundas e que são encontradas com uma frequência crescente. É preciso dar início a uma nova indústria! É um problema em relação ao qual devemos estar atentos e a indústria pode ter um papel importante a desempenhar".
 
Quais as consequências desta sopa de plástico para os peixes?
"Está a matar mamíferos oceânicos como pequenas baleias e muitos outros animais! Dizem que até os tubarões estão a morrer porque ficam presos e deixam de conseguir respirar. A sopa de plástico está a crescer e têm sido encontrados vestígios de toda a espécie de brinquedos de plástico em focas, golfinhos e outros animais marinhos".
 
REF.: 20100305STO70033