O que é o estado da União Europeia?

A realização do debate sobre o estado da União Europeia de 2020 (SOTEU) coincide com um momento de incerteza. A Europa enfrenta um dos anos mais difíceis desde a sua criação, pois, a pandemia de coronavírus continua a afetar todos os aspetos da sociedade.

É o momento de empreender mudanças radicais, num período de grande turbulência, em que as economias europeias e mundiais foram duramente atingidas pelas restrições impostas devido à COVID-19.

O debate sobre o estado da União Europeia é uma ocasião fulcral para demonstrar a responsabilidade da Comissão Europeia perante os representantes democraticamente eleitos da UE. O debate centra-se em temas importantes como a futura recuperação económica, as alterações climáticas, o desemprego dos jovens e os fluxos migratórios. Este evento, que se realiza anualmente, é importante para promover uma União mais transparente e democrática. Constitui uma oportunidade para aproximar a União Europeia dos cidadãos, pondo em destaque os principais pontos de ação e desafios do ano. Os direitos dos cidadãos e o processo democrático estão no cerne deste debate plenário único.

Antes do debate, em 15 de setembro, os principais intervenientes do Parlamento Europeu irão debater as prioridades da União Europeia e reagir às suas perguntas e ideias.

Participe

O SOTEU é uma oportunidade para se informar sobre o futuro da UE e os deputados que elegeu para o Parlamento Europeu. Consulte o programa, participe em eventos locais, contacte os seus deputados e assista aos debates em direto.

Saiba mais sobre os deputados que elegeu para o Parlamento Europeu e contacte-os.

Mantenha-se informado sobre as atividades do Parlamento!