Emissões de gases com efeito de estufa por país e setor (Infografia)
Vê a nossa infografia com o volume de emissões de gases com efeito de estufa por país e setor na UE. E descobre os principais emissores a nível mundial.
As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) contribuem para acelerar as alterações climáticas. Quem são os maiores emissores? E quais os setores que poluem mais?
Quantidade de emissões de gases com efeito de estufa por ano na UE
Na União Europeia (UE, o dióxido de carbono (CO2) é o gás com efeito de estufa mais emitido, sendo normalmente libertado por atividades humanas. No entanto, outros gases com efeito de estufa emitidos em menores quantidades conservam o calor de forma mais eficaz que o CO2. O metano, por exemplo, é mais de 80 vezes mais potente do que o CO2 durante um período de 20 anos.
Emissões de gases com efeito de estufa na UE por setor
De acordo com o sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla em inglês) de 2023, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes de atividades humanas são responsáveis por aproximadamente 1,1°C de aquecimento desde o início do século XX. Estas atividades incluem, por exemplo, a combustão de carvão, petróleo e gás, a deflorestação e a agricultura.
A infografia mostra as emissões de gases com efeito de estufa na UE em 2022, classificadas em função das principais fontes. O setor do aprovisionamento energético foi responsável por 27,4% das emissões de gases com efeito de estufa em 2022, enquanto que o dos transportes domésticos foi responsável de 23,8% das emissões. As emissões de gases com efeito de estufa na indústria contribuíram para 20,3% das emissões, as atividades residenciais e comerciais foram responsáveis por 11,9% das emissões e a agricultura emitiu 10,8% das emissões totais no mesmo ano.
O setor do uso do solo, as alterações no uso do solo e a silvicultura ajudam a reduzir as emissões, uma vez que as plantas absorvem o dióxido de carbono. O impacto positivo deste setor é demonstrado pela quantidade de -7% (7% abaixo de zero) em 2022.
Emissões de gases com efeito de estufa na UE e no mundo
As infografias acima distribuem os países da UE pelas emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE) em 2023, enquanto que a infografia em baixo indica quais foram os principais emissores mundiais de gases com efeito de estufa em 2023. A UE é o quarto maior emissor depois da China, dos Estados Unidos e da India, e antes da Rússia e do Brasil.
Os gases com efeito de estufa permanecem na atmosfera por períodos que podem chegar aos milhares de anos. Estes gases têm, portanto, um impacto mundial, independentemente de onde tenham sido libertados.
O que são os gases com efeito de estufa?
- O gás com efeito de estufa é um gás na atmosfera que atua de forma parecido ao vidro numa estufa: absorve a energia e o calor do Sol que são irradiados pela superfície da Terra, conserva-os na atmosfera e evitando que escapem para o espaço.
- Este processo é o principal motivo por detrás do efeito estufa que mantém a temperatura do planeta mais quente, permitindo assim a vida na Terra.
- Muitos gases de efeito estufa são libertados de forma natural na atmosfera, mas a atividade humana acrescenta enormes quantidades, aumentando assim o efeito estufa que contribui para o aquecimento global.