Cronologia: marcos da luta pelos direitos das mulheres na UE (vídeo)

O longo caminho percorrido pela UE em prol da igualdade de direitos para as mulheres pode ver-se ameaçado pela pandemia. Reveja alguns marcos já alcançados.

Cronologia dos direitos das mulheres na União Europeia

A pandemia de COVID-19 teve um impacto desproporcional sobre as mulheres, que representam a maioria dos trabalhadores em serviços essenciais, incluindo os cuidados de saúde, cuidados a terceiros e o setor das vendas ao público.


Leia alguns dados sobre o impacto da COVID-19 nas mulheres.

A igualdade entre homens e mulheres é um valor fundamental da União Europeia (UE), mas ainda há muitos desafios pela frente. Numa altura em que a pandemia contribui para exacerbar essas desigualdades, o Parlamento Europeu apelou a que sejam tomadas medidas para as resolver.

Deve ser garantida a igualdade entre homens e mulheres em todos os domínios, incluindo em matéria de emprego, trabalho e remuneração.
Artigo 23.° - Igualdade entre homens e mulheres
Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia
Fonte "Deve ser garantida a igualdade entre homens e mulheres em todos os domínios, incluindo em matéria de emprego, trabalho e remuneração." Ir para a página inicial

Saiba como o Parlamento Europeu luta pela igualdade de género.

Num momento em que o Parlamento Europeu assinala o Dia Internacional da Mulher, descubra o que fez recentesente para lutar contra as desigualdades de género:

As mulheres não só conseguem resistir a qualquer crise, mas também estão na vanguarda da política futura. Vamos finalmente fazer do século XXI o século das mulheres.
Evelyn Regner
Presidente da comissão parlamentar FEMM
Fonte "As mulheres não só conseguem resistir a qualquer crise, mas também estão na vanguarda da política futura. Vamos finalmente fazer do século XXI o século das mulheres." Ir para a página inicial

Perspetiva de género e recuperação


O Parlamento quer que a Comissão Europeia e os países da UE disponibilizem recursos para ajudar as mulheres a recuperarem da crise, em particular no que diz respeito ao emprego, à violência e aos direitos a cuidados de saúde. Além disso, os eurodeputados querem que a igualdade constitua uma das prioridades da Conferência sobre o Futuro da Europa.


No dia 8 de março, o Parlamento Europeu assinalou o Dia Internacional da Mulher durante a sua sessão plenária e, a 4 de março, a comissão dos direitos das mulheres e da igualdade dos géneros (FEMM) organizará o evento ‘Somos fortes: As mulheres a liderar a luta contra a COVID-19’.

Reveja online o evento da FEMM de 4 de março a partir das 8h00.*


* Na hora de Lisboa.