Debate sobre o estado da União 2023: como assistir em direto

Para garantir que a UE responde às preocupações dos europeus, os eurodeputados analisarão o trabalho da Comissão a 13 de setembro. Assiste em direto.

Os euroeputados vão analisar o trabalho da Comissão Europeia no debate do estado da UE

O que é o debate sobre o estado da União Europeia?

Todos os anos, em setembro, a Presidente da Comissão Europeia desloca-se ao Parlamento Europeu para falar com os deputados sobre o que a Comissão tem feito ao longo do ano precedente, o que tenciona fazer no próximo ano e entender qual é a sua visão para o futuro no debate sobre o estado da União Europeia (UE) ou SOTEU (do inglês State of the European Union).

Após o discurso da Presidente Ursula von der Leyen, os eurodeputados enquanto representantes eleitos dos cidadãos da UE, vão pedir à Comissão que preste contas e examinar o seu trabalho de modo a garantir que as principais preocupações dos cidadãos europeus são tidas em conta.

O debate do SOTEU influencia o programa de trabalho da Comissão para o ano seguinte.


Por que razão o debate de 2023 sobre o estado da União é tão importante?

O discurso deste ano da Presidente Ursula von der Leyen será o último antes das eleições europeias em junho de 2024 e representa uma oportunidade para os eurodeputados avaliarem a capacidade da UE para responder efetivamente aos desafios enfrentados pelo bloco e delinear a sua visão para o futuro.

No contexto de um cenário mundial em rápida mudança, o debate SOTEU é uma plataforma crucial para avaliar os progressos alcançados nas prioridades delineadas por von der Leyen em 2022, que persistem como um desafio.

A resposta da União Europeia à guerra da Rússia na Ucrânia, o combate às alterações climáticas, as medidas para controlar o aumento do custo de vida, fazer face à crise energética e defender o Estado de direito estão entre as questões mais prementes que a União enfrenta.

O que é o debate sobre o estado da União Europeia?

Como assistir ao debate do SOTEU?

O debate será transmitido em direto no nosso sítio web, na quarta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 8h00 (hora em Lisboa). A interpretação estará disponível nas 24 línguas oficiais da UE - basta selecionares a língua que preferes, bem como em linguagem gestual.

Podes igualmente assistir ao debate em direto no Facebook ou no YouTube, e juntar-te à discussão nas nossas redes sociais: X (anteriormente conhecido como Twitter), Instagram e LinkedIn.

Não te esqueças de usar a hashtag #SOTEU.

Encontra fotografias e vídeos do debate no centro multimédia do Parlamento.

Mais informação relativa ao debate sobre o estado da União 2023