Cronologia: como a UE está a apoiar a Ucrânia em 2024
Consulta a nossa cronologia que mostra de que forma a UE e o Parlamento Europeu continuam a apoiar a Ucrânia em 2024.
Desde o início da invasão ilegal e em grande escala da Ucrânia por parte da Rússia, em fevereiro de 2022, a União Europeia (UE) e o Parlamento mostraram o seu apoio à Ucrânia, condenando a agressão russa, sancionando os responsáveis e fornecendo ajuda financeira e material.
O Parlamento também apoiou os esforços da Ucrânia para se tornar um país candidato à adesão à UE e tem apelado aos países da UE para que iniciem as conversações para a adesão.
A linha do tempo que resume este apoio encontra-se em ordem cronológica inversa, o que significa que o evento mais recente aparecerá no topo e o mais antigo na parte final.
Como a UE e o Parlamento Europeu continuam a apoiar a Ucrânia em 2024.
Sort the timeline following the topics
Cooperação UE-Ucrânia
Eurodeputados debatem sobre o apoio à Ucrânia e a precedente cimeira da UE
Os eurodeputados, na sua maioria, elogiam as decisões históricas do Conselho Europeu tomadas em dezembro de 2023 no que refere à questão do alargamento da UE, incluindo a abertura de negociações de adesão com a Ucrânia, mas lamentam a falta de acordo sobre a revisão do orçamento de longo prazo da UE e o apoio adicional à Ucrânia.
Eurodeputados criticam Orbán por bloquear a decisão sobre pacote de ajuda à Ucrânia
Os eurodeputados condenam a atitude do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que, em dezembro de 2023, bloqueou a decisão de rever o orçamento de longo prazo da UE, que incluía o pacote de ajuda à Ucrânia. Numa resolução sobre as preocupações do PE em relação à Hungria, os eurodeputados afirmam que as ações de Budapeste no que refere ao orçamento de longo prazo são "um desrespeito total e uma violação dos interesses estratégicos da UE e uma violação do princípio da cooperação leal".
Apoio à Ucrânia e resposta às preocupações dos agricultores
Eurodeputados debatem apoio da UE à Ucrânia
Os eurodeputados debatem os resultados das últimas cimeiras da UE e, em particular, do Conselho Europeu especial do dia 1 de fevereiro, que incidiu sobre o apoio da UE à Ucrânia.
Fundos adicionais para a Ucrânia previstos no orçamento da UE
Os eurodeputados chegam a um acordo com os países da UE sobre a revisão do orçamento de longo prazo da UE (ou quadro financeiro plurianual), que cobre desafios imprevistos como a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Parlamento condena esforços contínuos da Rússia para perturbar a democracia europeia
Os eurodeputados alertam para os políticos eleitos e os partidos europeus que servem conscientemente os interesses de Moscovo, pondo em causa a unidade e a democracia da UE.
Parlamento aprova apoio financeiro à Ucrânia no valor de 50 mil milhões de euros
Os eurodeputados aprovam um financiamento de longo prazo para a Ucrânia e alterações importantes associadas ao orçamento da longo prazo da UE. As alterações incluem o Mecanismo para a Ucrânia, com uma capacidade global de 50 mil milhões de euros em subvenções, empréstimos e garantias, o que demonstra que a UE apoia a Ucrânia e continuará a apoiá-la enquanto for necessário.
Os eurodeputados querem que a UE, os seus Estados-Membros e os seus parceiros em todo o mundo continuem a dar apoio político, económico, financeiro e militar à Ucrânia, o que consideram ser a melhor resposta às atuais práticas opressivas e agressivas do regime do Kremlin. Numa resolução, frisam que a vitória da guerra pela Ucrânia poderá levar a mudanças genuínas na Rússia.
Prorrogação da suspensão de direitos e quotas sobre as importações ucranianas
O Parlamento aprova a prorrogação das medidas temporárias de liberalização do comércio para a Ucrânia até junho de 2025. Ao mesmo tempo, para ajudar a proteger os agricultores da UE, a Comissão Europeia pode voltar a impor direitos aduaneiros às importações ucranianas de produtos agrícolas sensíveis se estes perturbarem o mercado interno.
Parlamento defende que Ucrânia deve ser capaz de atingir alvos militares legítimos na Rússia
Os eurodeputados apelam aos países da UE para que levantem as restrições atuais que impedem a Ucrânia de utilizar sistemas de armas ocidentais contra alvos militares legítimos na Rússia. Numa resolução, os deputados afirmam que a Ucrânia não pode exercer plenamente o seu direito à autodefesa e continua exposta a ataques contra a sua população e infraestruturas.
Parlamento apela à UE para limitar as ações da «frota-fantasma» da Rússia
Os eurodeputados exigem sanções mais específicas da UE contra a chamada frota-sombra russa, que envolve o uso de petroleiros antigos, muitas vezes sem seguro e com propriedade pouco clara, para exportar o seu petróleo bruto e produtos petrolíferos para o estrangeiro, apesar das sanções da UE, do G7 e internacionais.
Parlamento assinala os 1000 dias desde a invasão em grande escala pela Rússia
O Parlamento Europeu reúne-se em sessão plenária extraordinária com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para assinalar 1000 dias desde a invasão em grande escala do país pela Rússia. A Presidente do Parlamento, Roberta Metsola, afirma que o Parlamento continuará ao lado da Ucrânia até que este país disponha de "liberdade e de uma verdadeira paz, pelo tempo que for necessário".
Os eurodeputados pedem mais apoio militar para a Ucrânia
Os eurodeputados exortam a comunidade internacional a tomar medidas rápidas e decisivas para fazer face à alarmante escalada da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Numa resolução, o Parlamento condena a utilização por parte da Rússia de tropas norte-coreanas contra o exército ucraniano e os testes com novos mísseis balísticos na Ucrânia