Eleições europeias: "Usa o teu voto, ou outros decidirão por ti"
A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, fez um apelo aos cidadãos para que votem nas eleições europeias, porque as decisões tomadas pelos deputados eleitos afetam todos nós.
Desde o primeiro regulamento abrangente ao nível mundial sobre inteligência artificial até às leis que garantem direitos sociais para pessoas que trabalham em plataformas digitais, passando pela legislação que assdgura que os aparelhos possam ser reparados a preços acessíveis sem ter de ser substituídos por novos: as decisões tomadas pelo Parlamento Europeu (PE) têm um impacto direto e real na tua vida.
São precisamente estes factos que a Presidente do Parlamento, Roberta Metsola, pede aos europeus para terem em conta numa altura em que se preparam para ir às urnas para as eleições de junho.
Dentro de um mês, os cidadãos de toda a Europa elegerão 720 deputado(a)s para os representar no processo de tomada de decisões a nível da União Europeia (UE) ao longo dos próximos cinco anos.
"Este Parlamento decide muitas coisas que são importantes para o teu dia-a-dia. Não deixes que ninguém escolha por ti. É nisso que reside a importância destas eleições e é por isso que encorajamos todas as pessoas a votar, a escolher”, disse a Presidente numa entrevista nas redes sociais do Parlamento.
Assiste à entrevista na íntegra no canal do Parlamento no YouTube.
Entre as ações mais recentes levadas a cabo pelo Parlamento, Metsola destacou o apoio à legislação ambiental com metas ambiciosas e um pacote "sem precedentes" de regras sobre migração e asilo para reformar a maneira como a UE lida com os migrantes.
Os membros parlamentares também trabalharam em temas de política externa, com diversos apelos para um cessar-fogo em Gaza e pedidos para que a Ucrânia receba o estatuto de candidato à UE.
No ano passado, a Presidente deslocou-se à maioria dos países da UE, onde se reuniu especialmente com jovens para explicar como todas estas iniciativas não estão "desvinculadas" do que acontece a nível nacional e qual é o papel que a Europa desempenha no mundo.
Conhecer o passado, trabalhar para melhorar o presente
A Presidente manifestou a sua preocupação perante o facto de que as gerações mais jovens possam não ter consciência das batalhas enfrentadas pelos seus pais e os seus avós em prol da democracia e do modo de vida que, hoje, podem desfrutar.
Sendo nacional de um país que aderiu à União Europeia há 20 anos, a legisladora maltesa mencionou que os seus quatro filhos ainda pequenos podem não perceber completamente o quanto o seu país mudou desde a adesão. "Será que os nossos netos, os nossos filhos, conhecem o significado da democracia, e quanto precisamos lutar por ela?”
"Temos verificado um retrocesso ao nível dos valores democráticos na Europa e não só. A democracia exige que as pessoas lutem por ela. Se não lutares por ela, ela desvanece-se. Há forças neste mundo, tanto dentro como fora da Europa, para as quais a Europa e a sua própria existência são uma ameaça. E é contra isso que temos que lutar", disse a Presidente do PE.
Metsola classificou as conclusões do último inquérito Eurobarómetro, o qual releva que é provável que 71 % dos europeus votem nas próximas eleições, como "otimistas" e "encorajadoras". No entanto, nas suas reuniões em toda a Europa, a Presidente conversou com muitos jovens que, apesar de apoiarem a UE, se mostraram indecisos perante a ideia de votar.
"É este fosso que estamos a fechar atualmente", explicou, deixando um apelo aos eleitores indecisos: "Usa o teu voto, ou outros decidirão por ti. Orgulha-te. A Europa é a tua casa. Não abras mão dela.”