Dia da Europa de 2020 

Dia da Europa de 2020

Online
Parlamento Europeu

Junte-se a nós, online, para comemorar o Dia da Europa de 2020. Participe numa transmissão em direto do Parlamento Europeu, conheça a Declaração Schuman e veja a solidariedade europeia em ação.

Dia da Europa de 2020

Online
Parlamento Europeu

O Dia da Europa, em 9 de maio, celebra a data da Declaração Schuman, que marcou o início do rumo da Europa em direção à União Europeia dos nossos dias. É uma oportunidade para refletir sobre o que a solidariedade construiu e sobre o que esperamos no futuro.

70 anos depois da Declaração Schuman, a Europa enfrenta uma crise que torna a sua união mais importante do que nunca. Este ano, o Dia da Europa é não só uma oportunidade para refletir sobre os europeus que fizeram história em 1950, mas também para chamar a atenção para quem está hoje a fazer história e para ver esta solidariedade em ação.

Participe no Dia da Europa

/multiapp/files/live/sites/visiting/files/Images/Events/Europe%20Day/europe-day-on-facebook.jpg

Em 9 de maio, pode participar nos eventos ao vivo que comemoram o Dia da Europa na página do evento no Facebook e no Parlamento Europeu em direto:

Visita ao hemiciclo sem sair de casa
Junte-se a nós no hemiciclo para compreender como funciona o Parlamento Europeu. Descubra como os deputados ao Parlamento Europeu preparam os seus dossiês, debatem num ambiente multilingue e votam durante as sessões plenárias.

Discussão interativa: a resposta do Parlamento Europeu à Covid-19
Descubra o que o Parlamento Europeu e a União Europeia estão a fazer para enfrentar a crise de Covid-19 nesta sessão de perguntas e respostas em linha. Ficará também a saber mais sobre a hashtag #EuropeusContraCOVID19, a campanha que destaca a solidariedade dos europeus em tempos de crise.

A Europa em 2020: 70 anos depois da Declaração Schuman
Faça perguntas sobre as origens do Dia da Europa neste debate com especialistas. Peritos no trabalho de Robert Schuman e um representante da iniciativa @70Schuman vão falar-nos sobre a razão pela qual se comemora o Dia da Europa a 9 de maio, sobre quem foi Robert Schuman, sobre o que foi a Declaração Schuman e muito mais.

 

Se não puder juntar-se a nós em direto, há outras formas de participar no Dia da Europa:

Siga a hashtag #DiadaEuropa nas redes sociais
Junte-se à conversa no Facebook e no Instagram dizendo-nos o que significa para si a Europa e como a solidariedade europeia mudou a sua vida.

Mostre a sua solidariedade
Mostre aos amigos e vizinhos que acredita que, em conjunto, os desafios ficam mais bem resolvidos, pendurando a bandeira europeia à janela (ou desenhando uma!). Partilhe a sua fotografia ou vídeo no nosso evento no Facebook para se juntar às bandeiras europeias de toda a Europa. 

Escute os sons da Europa
Aprecie a nossa lista especial de músicas para o dia e envie-nos as suas sugestões para a completar!

O que foi a Declaração Schuman?

Há 70 anos, em 9 de maio de 1950, Robert Schuman fez uma declaração apelando à solidariedade entre a França e a Alemanha. Enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros francês, pretendia que os países partilhassem a produção de carvão e de aço com o objetivo de tornar a guerra «não só impensável, mas materialmente impossível».

O seu apelo foi ouvido em toda a Europa e outros países europeus aderiram à iniciativa, lançando as bases para uma paz duradoura. A Declaração Schuman e o modelo de colaboração internacional no seu cerne provaram ser o primeiro passo no caminho para a União Europeia de hoje. 

Pode encontrar mais informações sobre a Declaração Schuman e o seu impacto duradouro em baixo.




#EuropeusContraCOVID19

Na luta contra a Covid-19, a União Europeia mostra que a força reside na solidariedade. Esta é uma crise que só podemos superar juntos. 

A Europa tem um historial de trabalhar em conjunto para combater as doenças. Apenas três anos após a Declaração Schuman, a Assembleia Europeia (que mais tarde se tornou o Parlamento Europeu) apelou à busca de formas de melhorar a saúde dos trabalhadores das indústrias do carvão e do aço. Esta posição levou à investigação e a uma melhor compreensão dos riscos para a saúde que esses trabalhadores enfrentam, o que se converteu em medidas concretas para melhorar a vida destes.  

Hoje em dia, a Europa enfrenta uma doença de natureza diferente. A Covid-19 ameaça a saúde de todos os europeus e gostaríamos de homenagear aqueles que estão a fazer a diferença, por muito pequena que seja, ao partilharem a sua história. Estendemos também o convite a si para que nos conte sobre investigadores, pessoal médico, cientistas, professores, amigos e vizinhos que se uniram para superar este desafio. 

Partilhe a sua história na página do Dia da Europa no Facebook com as hashtags #EuropeusContraCOVID19 #DiadaEuropa.