Esplanada Solidarność 1980 

Esplanada Solidarność 1980

Bruxelas
Esplanada Solidarność 1980

A Esplanade liga de forma harmoniosa os edifícios do Parlamento Europeu com o meio envolvente. Coloque-se no centro da Ágora Simone Veil para ver a exposição na passagem elevada.

Esplanada Solidarność 1980

Bruxelas
Esplanada Solidarność 1980

A Esplanada Solidarność 1980 – com a Ágora Simone Veil no seu centro – delimita as instalações do Parlamento Europeu em Bruxelas, ligando os seus edifícios à Place du Luxembourg, à estação de comboios Bruxelas-Luxemburgo e ao Parque Léopold. É o local ideal para saborear uma sanduíche, ler um livro ou apenas apreciar o ambiente do Parlamento Europeu.

Solidarność 1980 - um pouco de história

O movimento Solidarność foi criado na Polónia em 1980, durante uma série de greves contra o regime totalitário. Dez milhões de polacos aderiram a este sindicato independente e autónomo. O regime reagiu com perseguições, detenções e o assassinato de opositores políticos. No entanto, as mudanças induzidas pelo movimento Solidarność acabaram por conduzir a negociações pacíficas com o governo comunista, o que resultou nas primeiras eleições parcialmente livres de junho de 1989. Na sequência destas eleições, a Polónia foi o primeiro país da Europa Central e Oriental a ser liderado por um governo não comunista. Por sua vez, este facto desencadeou mudanças democráticas noutros países, que conduziram à queda da Cortina de Ferro e à unificação da Europa.

Um cenário arquitetónico impressionante

A Ágora Simone Veil está no centro da Esplanada Solidarność 1980 e proporciona um cenário arquitetónico impressionante. É um ótimo lugar para admirar a arquitetura dos edifícios Altiero Spinelli, Jozsef Antall e Willy Brandt do Parlamento Europeu. Os três edifícios (bem como outros do Parlamento Europeu) têm o nome de figuras carismáticas que desempenharam um papel importante na construção da União Europeia.

Uma plataforma dinâmica

A Esplanada Solidarność 1980 acolhe mais de 40 eventos públicos por ano, organizados pelas instituições da União Europeia e por outras organizações. Mantenha-se atento ao calendário!

É organizador de eventos públicos?

A Esplanada Solidarność 1980 pode ser o local perfeito para acolher o seu evento! Todos os pedidos são apreciados segundo critérios rigorosos por um comité que representa o Parlamento Europeu e as autoridades locais.

Para mais informações sobre os procedimentos, consulte o Parlamento Europeu ou a administração local de Ixelles.

Documentos úteis:

Esplanada Solidarność 1980

Place du Luxembourg / Luxemburgplein 100
B-1050 Bruxelas
Bélgica

Como chegar

A estação Bruxelas-Luxemburgo é a mais próxima do Parlamento Europeu.

Wi-fi

Informações práticas

Prosseguir a visita

  

Parlamentarium

Bruxelas
Parlamentarium
90'
10
24

O Hemiciclo do Parlamento Europeu

Bruxelas
Hemiciclo
30-90'
10-100
24

Estação Europa

Bruxelas
Estação Europa
15'
1
24

Casa da História Europeia

Bruxelas
Casa da História Europeia
90'
10-150
24