Palavras de boas vindas

Bem-vindo(a) ao sítio Web da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.

Sou Javi López, deputado ao Parlamento Europeu e, desde setembro de 2019, Presidente da componente europeia da Assembleia.

Assente numa relação parlamentar de longa data e em interesses e valores comuns, o diálogo político entre a União Europeia e a América Latina ganhou um novo sentido nos últimos anos, num contexto de concorrência entre grandes potências. Esperamos, com o nosso trabalho, continuar a reforçar um vasto leque de relações políticas, comerciais e culturais.

A Europa e a América Latina enfrentam desafios comuns, como a defesa global de uma ordem multilateral baseada no diálogo e nas regras, a consecução de um crescimento económico verdadeiramente inclusivo que permita reduzir as desigualdades, a luta contra as alterações climáticas - uma ameaça real ao nosso modo de vida -, a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o trabalho incessante em favor de uma igualdade de género efetiva, a prossecução de uma globalização justa e o reforço das instituições e das garantias democráticas.

Na Assembleia EuroLat, os 75 deputados ao Parlamento Europeu trabalham conjuntamente com os 75 deputados latino-americanos dos parlamentos regionais para conferir uma dimensão parlamentar à Parceria Estratégica Birregional UE-ALC e para debater, monitorizar e rever todas estas questões e outros assuntos pertinentes para os cidadãos da União Europeia, da América Latina e das Caraíbas.

É uma honra e um orgulho trabalhar com colegas de ambos os lados do Atlântico empenhados em promover as relações birregionais e em completar a tão necessária transição da amizade para a aliança entre os nossos continentes.

Javi López

Presidente

DLAT item in the DROI Subcommittee Meeting on 16 June 2021

29-06-2021 - 12:46
Jointly with the Committee on Foreign Affairs (AFET) and in association with the Delegation for relations with the countries of the Andean Community (DAND), the EP Delegation to the Euro-Latin American Parliamentary Assembly (DLAT) had a joint item in the meeting of the Subcommittee on Human Rights (DROI) on 16 June 2021. The discussion focused on an Exchange of views on the situation in Colombia including the recent human rights' developments, in the presence of:

· Adriana Mejia Hernández, Viceministra de Relaciones Exteriores para Asuntos Multilaterales, Colombia

· Veronique Lorenzo, Jefa de División para América del Sur, SEAE

· José Miguel Vivanco, Director Ejecutivo, División de las Américas, Human Rights Watch

Mesa da Delegação DLAT

25-02-2021 - 17:52
A Mesa da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (DLAT) é atualmente constituída pelos seguintes membros:

Presidente: Javi LÓPEZ (S&D, ES)

1° Vice-Presidente: Jordi CAÑAS PÉREZ (RENEW, ES)
2ª Vice-Presidenta: Sandra PEREIRA (GUE / NGL, PT)
3º vice-Presidente: Hermann TERTSCH (ECR, ES)
4º Vice-Presidente: José Manuel GARCÍA-MARGALLO (PPE, ES)
5º Vice-Presidente: Nikos ANDROULAKIS (S&D, EL)
6º Vice-Presidente: Herbert DORFMANN (PPE, DE)
7ª Vice-Presidenta: Beata MAZUREK (ECR, PL)

Contactos

Mr Juan Carlos Perez Navas

Brussels & Strasbourg

Hiperligações