Please fill this field
Manuel PIZARRO Manuel PIZARRO
Manuel PIZARRO

Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu

Membro

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Data de nascimento : , Porto

Página inicial Manuel PIZARRO

Vice-Presidente

D-BR
Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil

Membro

EMPL
Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
PECH
Comissão das Pescas
D-RU
Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia

Membro suplente

ENVI
Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar
CULT
Comissão da Cultura e da Educação
DMER
Delegação para as relações com o Mercosul
DLAT
Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana

Últimas atividades

Novo orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2021 (A9-0267/2020 - Pierre Larrouturou, Olivier Chastel)

18-12-2020
Declarações de voto escritas

. – O Orçamento para 2021 não pode deixar de refletir o que foi já acordado quanto ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027. Ainda assim, o ano de 2021 é especialmente importante porque é por assim dizer o ano zero da recuperação da Europa dos efeitos devastadores da pandemia no tecido social e económico. Por esse motivo, a robustez, rapidez e agilidade dos recursos disponíveis no próximo ano vão ditar o ritmo e a eficácia da recuperação. Como já acontecera nas negociações do QFP 2021-2027, o Parlamento não se resignou à insuficiente dotação de uma série de fundos e programas que refletem as prioridades da UE para os tempos que aí vêm e obteve substanciais reforços de programas-chave ligados ao emprego e ao crescimento, ao combate às alterações climáticas, ao apoio aos jovens, à transição digital e ao investimento em saúde, casos dos programas Horizonte Europa ou EU4Health, para dar alguns exemplos. Por tais razões, votei a favor.

Autorizações de pesca para os navios de pesca da União nas águas do Reino Unido e operações de pesca dos navios de pesca do Reino Unido nas águas da União (C9-0396/2020)

18-12-2020
Declarações de voto escritas

. – Desde pelo menos Julho de 2020, quando já se vislumbrava que as negociações do acordo comercial entre a União Europeia e o Reino Unido, que tenho solicitado em várias reuniões que a Comissão Europeia apresente planos de contingência para os diferentes cenários possíveis. A apresentação deste regulamento com um plano de contingência para a questão de autorizações de pesca de navios comunitários operarem em águas britânicas, e vice-versa, a cerca de 20 dias do prazo de transição é acima de tudo uma falta de respeito aos apelos que diferentes Membros do Parlamento Europeu fizeram junto da Comissão. Votei favoravelmente para que seja aprovada a proposta apresentada, porque não podemos pôr em causa a estabilidade da operação dos navios. Relembro que a frota de pesca sofreu, e continua a sofrer, um grande impacto da pandemia do Covid-19, e a instabilidade causada pelas incertezas relativamente às negociações do Brexit e ao futuro das relações comerciais apenas agravam mais a situação de parte da frota dos países vizinhos, deste agora, país terceiro.

Uma Europa social forte para transições justas (A9-0233/2020 - Dennis Radtke, Agnes Jongerius)

17-12-2020
Declarações de voto escritas

. – Votei a favor desta resolução por considerar que o futuro da União Europeia passa não só por um reforço da sua dimensão social como pela transversalidade dessa dimensão em todas as políticas europeias. As duas grandes transições em curso, para uma economia digital e para uma economia “verde”, só serão bem-sucedidas se forem socialmente sustentáveis e contribuírem para combater as desigualdades e a pobreza e promover o bem-estar. É essa a “Agenda do Porto 2030” da Presidência Portuguesa da UE, durante a qual será dado um passo crucial no sentido de uma Europa Social: o Plano de Ação para a implementação das 20 prioridades do PEDS. Esta resolução apela aos EM e à CE para adotarem medidas ambiciosas, com indicadores vinculativos para a sustentabilidade social, durante a Cimeira Social da UE, a decorrer no Porto, em maio de 2021.

Contacto

Bruxelles

Strasbourg