Visitas de estudo 

O seu objetivo é permitir aos cidadãos de todas as nacionalidades que tenham completado 18 anos de idade aprofundarem o estudo de determinados assuntos relativos à integração europeia. Os cidadãos podem igualmente fazer investigação junto da biblioteca ou dos arquivos históricos do Parlamento Europeu.

A duração máxima das visitas de estudo é de dois meses. Qualquer pessoa que já tenha concluído uma visita de estudo, um estágio ou um contrato de trabalho no Parlamento Europeu tem de aguardar 6 meses antes de apresentar a sua candidatura. Do mesmo modo, um candidato que tenha concluído uma visita de estudo tem de aguardar 6 meses antes de se candidatar a um estágio.

Os pedidos de visita de estudo devem ser enviados para o endereço PERS-Studyvisit@ep.europa.eu , pelo menos um mês antes do início previsto da visita, enviando os seguintes documentos:

  1. Uma declaração pessoal contendo informações pormenorizadas sobre o tema específico relativo à integração europeia que o candidato gostaria de estudar durante a visita, os meios que gostaria de utilizar (consulta de documentos nas bibliotecas ou arquivos da instituição ou contactos com funcionários especializados) e as datas específicas em que gostaria de efetuar a visita de estudo. O candidato deve também indicar exatamente em que DG e direção/unidade/serviço gostaria de efetuar a visita de estudo. O organigrama do Secretariado do Parlamento Europeu pode ser consultado através da seguinte ligação: /the-secretary-general/en/organisation 
  2. Um curriculum vitae (com o endereço postal, para efeitos administrativos).
  3. Uma cópia do bilhete de identidade ou do passaporte válido.
  4. Um certificado de registo criminal ou, sob reserva do acordo prévio da autoridade competente, uma carta de referência dum estabelecimento de ensino ou dum empregador que ateste a boa conduta do candidato, desde que seja referente a um período de estudos ou de trabalho realizado pelo interessado nos 12 meses anteriores ao pedido.

Após verificar se os serviços ou organismos pertinentes do Parlamento Europeu podem receber o candidato, este será informado do seguimento dado ao seu pedido.

De acordo com as regras em vigor, o Parlamento Europeu não comparticipa nas despesas, sejam elas quais forem, incorridas pelos candidatos.

Contact: 

  • Parlamento Europeu - Visitas de Estudo 
    Contact data: