Visitas de estudo 

O Parlamento Europeu propõe duas modalidades de visitas de estudo: visitas de estudo no Secretariado do Parlamento Europeu e visitas de estudo junto de deputados ao Parlamento Europeu.

Visitas de estudo no Secretariado

Estas visitas têm por finalidade permitir aos cidadãos de todas as nacionalidades que tenham completado 18 anos de idade aprofundarem o estudo de determinados assuntos relativos à integração europeia. Os cidadãos podem igualmente efetuar investigação na biblioteca ou nos arquivos históricos do Parlamento Europeu.

A duração máxima das visitas de estudo é de dois meses. As pessoas que tenham efetuado uma visita de estudo ou um estágio ou tido um emprego no Parlamento Europeu devem aguardar um período de seis meses antes de poderem apresentar um pedido de visita de estudo. Do mesmo modo, um/a candidato/a que tenha concluído uma visita de estudo deve aguardar seis meses antes de se candidatar a um estágio.

Os pedidos de visita de estudo devem ser enviados para o endereço PERS-Studyvisit@ep.europa.eu, pelo menos um mês antes da data pretendida para o início da visita, juntamente com os seguintes documentos:

  1. uma declaração pessoal com informações pormenorizadas sobre o tema específico relativo à integração europeia que o/a candidato/a gostaria de estudar durante a visita, os meios que tenciona utilizar (consulta de documentos nas bibliotecas ou arquivos da instituição ou contactos com funcionários especializados) e as datas específicas em que gostaria de efetuar a visita de estudo. O/A candidato/a deve igualmente indicar exatamente em que DG e direção gostaria de efetuar a visita de estudo. O organograma do Secretariado do Parlamento Europeu pode ser consultado através da seguinte ligação: organisation;
  2. um curriculum vitae (com o endereço postal, para fins administrativos);
  3. uma cópia do passaporte ou do cartão de identificação válido;
  4. um certificado de registo criminal ou, sob reserva de autorização prévia da autoridade competente, uma carta de recomendação de um estabelecimento de ensino ou de um empregador que ateste a boa conduta durante o período de estudos ou de emprego do/a candidato/a nos doze meses anteriores à apresentação do pedido.

Após a verificação da possibilidade de os serviços ou órgãos pertinentes do Parlamento Europeu receberem o/a candidato/a, este/a será informado/a do seguimento dado ao seu pedido.

De acordo com as normas em vigor, o Parlamento Europeu não cobre despesas de tipo algum em que incorram os/as participantes numa visita de estudo.

Contact: 

  • Parlamento Europeu – Visitas de estudo no Secretariado 
    Contact data:  

Visitas de estudo junto de deputados ao Parlamento Europeu

Os deputados podem oferecer a possibilidade de estudar aprofundadamente questões relacionadas com a União Europeia, permitindo que se passe um certo período de tempo nos seus gabinetes do Parlamento em Bruxelas ou em Estrasburgo (o local de afetação pode ser Estrasburgo no caso dos deputados que utilizam os seus gabinetes nesta cidade de forma permanente). A duração máxima de uma visita de estudo é de seis semanas e os participantes têm também o direito de ser enviados em missão a outro local de trabalho do Parlamento Europeu (Bruxelas ou Estrasburgo).

Para se candidatar a uma visita de estudo junto de um deputado ao Parlamento Europeu, queira enviar o seu pedido diretamente ao deputado pretendido. Pode encontrar uma lista dos deputados ao Parlamento Europeu e respetivos contactos aqui.

Os participantes em visitas de estudo junto dos deputados devem preencher as seguintes condições:

  • ter um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia;
  • não beneficiar, durante a visita de estudo, de um contrato de trabalho ou de qualquer outro vínculo contratual;
  • não ter exercido previamente as funções de assistente parlamentar de um deputado; e
  • se não forem cidadãos da UE, cumprir os requisitos de residência e emprego do Estado-Membro de acolhimento antes da sua entrada no país a que foram afetados, durante todo o período de duração da visita de estudo.

Cada participante numa visita de estudo junto de um deputado deverá apresentar:

  • uma cópia digitalizada do passaporte ou do cartão de identificação nacional válido;
  • um curriculum vitae atualizado; e
  • uma declaração pessoal, indicando o nome do deputado com quem deseja adquirir experiência profissional, o objetivo da visita e o período pretendido.

Os participantes em visitas de estudo não recebem qualquer tipo de subsídio. A pedido do deputado em causa, os participantes em visitas de estudo podem receber uma compensação proporcional à duração da visita, sob a forma de pagamento único. O montante total da compensação para o período máximo não pode ser superior a 1510 EUR.

Contact: 

  • Parlamento Europeu – Visitas de estudo junto de deputados ao Parlamento Europeu 
    Contact data: