Estágios no Parlamento Europeu 

O Parlamento Europeu propõe duas modalidades de estágios: Estágios no Secretariado-Geral (estágios «Schuman») e estágios com deputados ao Parlamento Europeu

Estágios no Secretariado-Geral – Estágios «Schuman»

Os estágios «Schuman» são remunerados e podem ser realizados num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros.

Os estágios «Schuman» são assim designados em homenagem a um dos principais artífices do projeto de integração europeia, que é responsável por mais de 70 anos de paz e prosperidade na Europa. Robert Schuman propôs o controlo conjunto da produção franco-alemã de carvão e de aço, dando assim origem à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a primeira das Comunidades Europeias, agora União Europeia.

  • Um estágio «Schuman» permitirá enriquecer o teu percurso educativo e a tua formação profissional. Permitir-te-á conhecer por dentro o trabalho das instituições da União Europeia e do Parlamento Europeu, um fórum fundamental para a tomada de decisões e o debate político a nível da UE.

    Os estágios «Schuman» podem ser realizados numa vasta gama de domínios: por exemplo, políticas internas e externas da UE, finanças, direito, multilinguismo, administração, infraestruturas e logística, comunicação ou tecnologias da informação.

    O Parlamento Europeu é um empregador que promove a igualdade de oportunidades; os estágios estão abertos a todos os candidatos sem distinção de género, orientação sexual, origem cultural, étnica e religiosa ou deficiência, e podem ser efetuadas adaptações razoáveis para ter em conta as necessidades de candidatos com deficiência que sejam selecionados.

    Como parte do compromisso do Parlamento de homenagear os jornalistas mortos durante o exercício do seu trabalho, a Direção-Geral da Comunicação oferece vários estágios «Schuman» em memória de Ján Kuciak, jornalista de investigação eslovaco assassinado em fevereiro de 2018.

Quem contactar?

Para mais informações sobre os estágios «Schuman», contacte-nos das seguintes formas:

Contact: 

Estágios com deputados ao Parlamento Europeu

Os deputados ao Parlamento Europeu podem oferecer estágios remunerados nos seus gabinetes do Parlamento Europeu em Bruxelas (ou em Estrasburgo), com base numa convenção com o Parlamento Europeu.



Estágios noutras instituições europeias

Podes obter informações sobre os programas de estágio das outras instituições da UE aqui